segunda-feira, 7 de março de 2022

𝟭𝟮 𝗗𝗘 𝗠𝗔𝗥𝗖̧𝗢: 𝗙𝗘𝗥𝗜𝗔𝗗𝗢 𝗠𝗨𝗡𝗜𝗖𝗜𝗣𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗠𝗢𝗡𝗖̧𝗔̃O

𝘈𝘱𝘰́𝘴 𝘥𝘰𝘪𝘴 𝘢𝘯𝘰𝘴 𝘴𝘦𝘮 𝘤𝘦𝘭𝘦𝘣𝘳𝘢𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴, 𝘥𝘦𝘷𝘪𝘥𝘰 𝘢̀ 𝘱𝘢𝘯𝘥𝘦𝘮𝘪𝘢, 𝘔𝘰𝘯𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘷𝘰𝘭𝘵𝘢 𝘢 𝘤𝘰𝘮𝘦𝘮𝘰𝘳𝘢𝘳, 𝘤𝘰𝘮 𝘰𝘳𝘨𝘶𝘭𝘩𝘰 𝘯𝘰 𝘱𝘢𝘴𝘴𝘢𝘥𝘰 𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘧𝘪𝘢𝘯𝘤̧𝘢 𝘯𝘰 𝘧𝘶𝘵𝘶𝘳𝘰, 𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘪𝘮𝘱𝘰𝘳𝘵𝘢𝘯𝘵𝘦 𝘥𝘢𝘵𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘰𝘴 𝘮𝘰𝘯𝘤̧𝘢𝘯𝘦𝘯𝘴𝘦𝘴.

A carta de foral, outorgada pelo Rei D. Afonso, a 12 de março de 1261, além de originar ou consolidar a existência da vila de Monção, tornando-a responsável pela condução do seu destino, marca, desde o inicio, a união da sua história com a da pátria, de cuja fronteira se tornava uma sentinela vigilante.
Os séculos posteriores confirmaram o patriotismo dos seus habitantes, através do esforço com que se entregaram a defender a integridade e independência de Portugal e, em tempos mais recentes, a trabalhar incessantemente para aumentar o seu prestigio, trazendo-lhe progresso e prosperidade.
Após dois anos sem celebrações, devido à pandemia, Monção volta a comemorar, com orgulho no passado e confiança no futuro, esta importante data para todos os monçanenses, através da realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento económico, cultural e turístico do nosso concelho.
O programa deste ano “abre” às 9h30, com a 𝗦𝗮𝘂𝗱𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗕𝗮𝗻𝗱𝗮 𝗠𝘂𝘀𝗶𝗰𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗖𝗮𝘀𝗮 𝗱𝗼 𝗣𝗼𝘃𝗼 𝗱𝗲 𝗧𝗮𝗻𝗴𝗶𝗹, 𝗻𝗼 𝗟𝗮𝗿𝗴𝗼 𝗱𝗮 𝗔𝗹𝗳𝗮̂𝗻𝗱𝗲𝗴𝗮, seguindo-se, mais hora depois, a 𝗖𝗲𝗿𝗶𝗺𝗼́𝗻𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗘𝗻𝘁𝗿𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗧𝗶́𝘁𝘂𝗹𝗼𝘀 𝗛𝗼𝗻𝗼𝗿𝗶́𝗳𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗱𝗲𝗰𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀, 𝗻𝗼 𝗖𝗶𝗻𝗲 𝗧𝗲𝗮𝘁𝗿𝗼 𝗝𝗼𝗮̃𝗼 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲.
𝗘𝘀𝘁𝗲 𝗮𝗻𝗼, 𝘀𝗲𝗿𝗮̃𝗼 𝗱𝗶𝘀𝘁𝗶𝗻𝗴𝘂𝗶𝗱𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝗶𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗺𝗲́𝗿𝗶𝘁𝗼 𝗼 𝗥𝗮𝗻𝗰𝗵𝗼 𝗙𝗼𝗹𝗰𝗹𝗼́𝗿𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗟𝗮𝘃𝗿𝗮𝗱𝗲𝗶𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗦. 𝗣𝗲𝗱𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗲𝗿𝘂𝗳𝗲 𝗲 𝗮 𝗔𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 “𝗠𝗼𝗹𝗲𝗶𝗿𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗚𝗮𝗱𝗮𝗻𝗵𝗮”, 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗺𝗲𝗱𝗮𝗹𝗵𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗮𝘁𝗮, 𝗲 𝗮 𝗔𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗼𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗲 𝗥𝗲𝗰𝗿𝗲𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗣𝗶𝗻𝗵𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀, 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗺𝗲𝗱𝗮𝗹𝗵𝗮 𝗱𝗲 𝗯𝗿𝗼𝗻𝘇𝗲. Após proposta da Comissão de Parecer, as condecorações foram aprovadas, por unanimidade, em reunião da Câmara Municipal, no dia 23 de fevereiro.
Pelas 11h30, terá lugar a 𝗜𝗻𝗮𝘂𝗴𝘂𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗲𝗺 𝗛𝗼𝗺𝗲𝗻𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗮𝗼 𝗙𝗼𝗹𝗰𝗹𝗼𝗿𝗲, 𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼 𝗮𝗼 𝗕𝗮𝗹𝘂𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗦𝗮̃𝗼 𝗕𝗲𝗻𝘁𝗼, 𝗻𝗮 𝗔𝘃𝗲𝗻𝗶𝗱𝗮 𝗱𝗮𝘀 𝗖𝗮𝗹𝗱𝗮𝘀. Pretende-se distinguir a identidade cultural e etnográfica do nosso território, as quais encontram nos grupos folclóricos um exemplo vivo dessa ruralidade e autenticidade que queremos preservar e valorizar.
A celebração da Carta do Foral representa a afirmação da identidade monçanense e dos nossos valores históricos, bem como a valorização das suas tradições e do património cultural das suas gentes. Constitui também uma excelente oportunidade para a promoção do concelho nas mais variadas áreas de intervenção.
𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮
𝟬𝟵𝗵𝟯𝟬 Saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, no Largo da Alfândega 𝟭𝟬𝗵𝟬𝟬 Cerimónia de Entrega de Títulos Honoríficos e Condecorações, no Cine Teatro João Verde 𝟭𝟭𝗵𝟯𝟬 Inauguração de Escultura em Homenagem ao Folclore, junto ao Baluarte de São Bento, na Avenida das Caldas


M.M.




Sem comentários: