quarta-feira, 6 de março de 2024

FEIRA DA FODA EM PIAS ENTRE 15 E 17 DESTE MÊS


A Feira da Foda, na freguesia de Pias, em Monção, realiza-se nos dias 15, 16 e 17 de março, prometendo três dias de gastronomia com tradição, muita animação musical e convívio entre os presentes. Este ano, a organização disponibiliza um espaço coberto mais amplo e melhoria no acesso ao recinto e ao estacionamento automóvel.

 

Com nome ousado, a feira mais saborosa de Portugal reserva degustação do Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, expositores com vinhos da região e artesanato regional, bem como espaços para os produtores de gado e máquinas agrícolas.

 

O programa compreende demonstração de tosquias e muita animação popular com ranchos folclóricos, grupos de bombos, tocadores de concertina, charangas e DJ´s. O conhecido radialista e DJ, Fernando Alvim, anima a feira de sábado para domingo. No encerramento, final da tarde de domingo, atua o grupo "Sons do Minho", autores do hino "Vamos à Foda"

 

Com um website remodelado, permitindo uma navegação acessível e um acesso mais facilitado aos conteúdos do certame, a edição deste ano garante transporte (ida e volta) entre Monção e Pias, com a realização de vários percursos durante o dia e noite. Naquela plataforma digital, é possível, também, adquirir os kits de refeição, disponíveis em barro, descartáveis e para crianças.

 

Organizado pela Junta de Freguesia de Pias, com o apoio da Câmara Municipal de Monção e a Confraria da Foda, a Feira da Foda tem como finalidade a manutenção da qualidade e a garantia da genuinidade deste prato com história e tradição no concelho de Monção. Em 2018, foi distinguido como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, no concurso da RTP, “7 Maravilhas à Mesa”

 

Inicialmente associado ao consumo familiar em dias festivos, o Cordeiro à Moda de Monção, denominado “Foda à Monção”, levado ao forno de lenha em alguidar de barro, tornou-se uma referência na gastronomia monçanense, assumindo-se como um valioso e saboroso elemento diferenciador do nosso concelho.

 

E porquê o nome “Foda à Monção”?

 

A confeção deste prato em alguidar levado ao forno de lenha não só recupera o saber dos nossos antepassados como lhe adiciona um pouco de arte, carinho e profissionalismo das atuais cozinheiras. O nome artístico, digamos assim, reflete bem o caráter afável e bem-disposto dos monçanenses. Reza a história que:

 

“Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água.

 

Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”

 

O termo tanto se vulgarizou que o prato passou a designar-se, localmente, por Foda à Moda de Monção. De tal modo que é frequente, pelas alturas festivas (Páscoa, Corpo de Deus, Senhora das Dores e Natal ou Fim de Ano) ouvir as mulheres: “Ó Maria, já meteste a foda?”


M.M.

Sem comentários: