sábado, 9 de março de 2024

Reflorestação com carvalhos e sobreiros no concelho

 

Uma ação de reflorestação está a cobrir com cerca de meio milhar de carvalhos e sobreiros uma zona severamente afetada por incêndios há uma década, em Segude, Monção. A iniciativa foi iniciada anteontem com a participação de meios dos Sapadores Florestais, bombeiros e Câmara Municipal de Monção, do Instituto Conservação da Natureza e Florestas e da Corticeira Amorim, promotora juntamente com a Quercus. Foram plantadas 350 árvores e em breve, quando as condições meteorológicas o permitirem, serão colocadas na terra mais centena e meia, com a participação de 40 alunos da escola EB do Vale do Mouro.

A ação está a decorrer no âmbito do programa “Aldeias Suber Protegidas”, lançado pela Organização Não Governamental de Ambiente, e pela empresa líder mundial na transformação de cortiça.

MELHORAR RESILIÊNCIA

Segundo os promotores, o projeto “tem como objetivo principal melhorar a resiliência dos espaços florestais e elevar a segurança e a qualidade de vida nas aldeias localizadas em áreas de elevado risco de incêndio rural ou florestal”.

O “Aldeias Suber Protegidas” começou com um projeto-piloto em Unhais da Serra, em novembro de 2023. Na altura foram plantados 500 sobreiros e 50 azinheiras, numa zona afetada por um grande incêndio em 2018. O programa, acrescentou a fonte, “prevê expandir-se a outras zonas geográficas, abrindo candidaturas para que mais aldeias se possam juntar ao projeto no ciclo de plantação de 2024/25. APF/jn

Sem comentários: