quarta-feira, 26 de outubro de 2011

COMITIVA DE IMPORTADORES DE ALVARINHO E JORNALISTAS BRASILEIROS


A comitiva visitou o centro histórico da vila e uma quinta de Alvarinho, culminando a jornada no Paço do Alvarinho com uma prova de vinhos da Sub-Região de Monção e Melgaço.

No âmbito de uma iniciativa promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), uma comitiva de importadores e jornalistas brasileiros esteve ontem em Monção. Depois de uma visita ao casco histórico da vila e ao Palácio da Brejoeira, realizou-se uma prova de vinhos Alvarinho dos concelhos de Monção e Melgaço, no Paço do Alvarinho.

O vice-presidente da Câmara, Augusto Domingues, sublinhou, na ocasião, junto dos visitantes, o papel e importância sócio cultural do vinho Alvarinho para a economia local, bem como as características ímpares que fazem deste produto vínico um dos melhores do mundo.

De acordo com informações da CVRVV, o mercado brasileiro cresceu, no primeiro semestre deste ano, 35 por cento em relação ao período homólogo do último ano, resultando em cerca de 1,2 milhões de euros de exportações de vinho verde.

O Brasil é o quinto maior destino mundial da região, depois da França, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

ALVARINHO SÓ EM MONÇÃO E MELGAÇO

Entretanto, depois das reações da Adega Cooperativa e de deputados “laranjas” do distrito, o presidente da CVRVV veio dizer que os “produtores de Alvarinho podem estar descansados” quanto à possibilidade de alargamento da área de produção de Alvarinho a toda a região dos vinhos verdes.

De acordo com Manuel Pinheiro, trata-se de uma hipótese que não está a ser, nem nunca foi, equacionada. A única questão que está a ser equacionada – asseverou —é o problema dos stocks de vinho Alvarinho, que se começam a tornarexcedentários.

Sem comentários: