sábado, 8 de outubro de 2011

NARCISO MIRANDA APRESENTOU OBRA DE JOSÉ MANUEL L. NOGUEIRA

Foi numa noite memorável, a de ontem, que Narciso Miranda, antigo presidente da Câmara de Matosinhos e secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária em Governo de Guterres, apresentou “Retalhos de Vida”, o aguardado livro de José Manuel Lima Nogueira.
O evento decorreu na presença de familiares e amigos dos dois lados da fronteira, no Café Concerto “Oh! My Good”, situado junto às piscinas e balneário termal.
A ocasião serviu para Narciso Miranda enfatizar o dinamismo e as qualidades humanas do José Manuel e críticar a falta de valores e princípios na sociedade vigente, em que "nos últimos seis anos andaram a vender-nos um país que não existe" , com mais chefes, que não ouvem ninguém, e falta de lideres, que soubessem ouvir e congregar as ideias dos liderados. Algo entendido como uma crítica a Sócrates, de alguém que simpatiza com Tó-Zé Seguro e acha que Passos Coelho é bem intencionado. Também, em nome do pai, o advogado Jorge Nande deu conta de testemunhos de cidadania e dedicação à comunidade por parte do autor de "Retalhos de Vida"
José Manuel Lima Nogueira foi o primeiro autarca do PS a chefiar o município de Monção, tendo, ainda, ocupado outros cargos autárquicos, nomeadamente como líder do mesma força politica (de que mais tarde se desvinculou, mas que se considera "socialista da Velha Guarda") na Assembleia Municipal e na Junta de Freguesia de Monção. Liderou, ainda, instituições locais, como o Desportivo de Monção e a Banda Musical de Monção, fundador e dirigente da Federação das Bandas Civis e líder regional de estruturas sindicais.
Agora, decidiu dar conta de “estórias” desconhecidas dessas suas vivências, a par de pormenores da vida, costumes e figuras típicas de Monção e que o marcaram desde a sua meninice. São 170 páginas, ilustradas e documentadas, em que descreve situações que nos ajudam a compreender muita das razões para as estagnações e o desenvolvimento de Monção. Nela são inseridos, também, testemunhos de amigos que, de perto, têm acompanhado o seu percurso, designadamente do autor deste blog.

Sem comentários: