quarta-feira, 14 de julho de 2021

ESCOLA DE TANGIL DISTINGUIDA NO ÂMBITO DO PRÉMIO SEGUROS DO PROGRAMA “NO POUPAR ESTÁ O GANHO”

A instituição de Monção foi distinguida com um projeto no qual apresentou a história da Bruxa Biluca, uma personagem atenta aos seus seguros de saúde, casa, bens pessoais e automóvel

 A turma 2.ºT2A da Escola Básica de Vale de Mouro, em Monção, foi distinguida com uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Especial Seguros, uma iniciativa desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM), integrada do Programa “No Poupar Está o Ganho” da Fundação, cujo objetivo é promover a literacia financeira junto dos mais novos. 

A distinção foi atribuída por um projeto no qual a turma contou e cantou a história da Bruxa Biluca, uma bruxinha desastrada, mas muito atenta aos seus seguros de saúde, casa, bens pessoais e automóvel.

 Desde 2017 que a APS é parceira do programa “No Poupar Está o Ganho”, que tem como objetivo promover a literacia financeira de crianças e jovens em temas como os seguros, a poupança ou a gestão e importância do dinheiro. A iniciativa, que em 11 anos já chegou a 40 mil crianças de 40 municípios, decorre ao longo de cada ano letivo e culmina num Concurso Final anual.

 O Prémio Especial Seguros foi entregue à turma 7ºF da Escola Básica José dos Anjos, em Valpaços, pelo projeto “Os acidentes acontecem”, no qual mostra em vídeo como se preenche uma declaração amigável quando se dá um acidente de automóvel. Como resultado desta atividade a escola recebeu um novo computador para a biblioteca e todos os alunos receberam livros da coleção “Seguros e Cidadania”.

 Já os alunos do 4ºFN4 da Escola Básica de Ferronho, na Maia, receberam uma outra Menção Honrosa. Esta turma desenvolveu o projeto “Tim – Time is Money”, um conjunto de três aplicações que todos podem descarregar para aprender palavras sobre educação financeira (“TIM Word”), associar estes conceitos ao seu significado (“TIM Guide”) e responder a perguntas (“TIM Quiz”).

 Ainda neste ano letivo e no âmbito do “No Poupar Está o Ganho”, a APS e a FACM lançaram o desafio “Seguros e Cidadania”, que ofereceu igualmente computadores às quatro escolas que desenvolveram os melhores trabalhos: Escola Básica de Monserrate (Viana do Castelo), Escola Básica da Costa (Santo Tirso), Escola Básica Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão) e Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães). A Escola Básica Francisco Torrinha (Porto) recebeu ainda uma Menção Honrosa.

 “Os seguros constituem um dos subtemas do Referencial de Educação Financeira e, por isso, estão bem presentes nas atividades que as turmas desenvolvem ao longo do ano letivo com o “No Poupar Está o Ganho”. Contar com o apoio de uma entidade de grande prestígio no setor, como é a Associação Portuguesa de Seguradores, tem grande importância para o projeto, pois reforça o incentivo dado a estas crianças e jovens para que compreendam a área dos seguros, que vai estar presente em toda a sua vida”, explica Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

 O Concurso Final do “No Poupar Está o Ganho” premiou este ano cerca de 300 alunos de 14 turmas dos distritos de Braga (6 escolas), Porto (6), Viana do Castelo (1) e Vila Real (1). Através de vídeo, apps ou jogos as turmas provaram ao júri do concurso não só os conhecimentos de educação financeira que adquiriram, mas também a sua criatividade e capacidade de trabalho em grupo. Ao longo do ano letivo, o “No Poupar Está o Ganho” chegou a 9.000 alunos de 500 turmas.

            C.F.

Sem comentários: