O Cine Teatro João Verde abriu portas a 11 de junho de 1949, tornando-se, desde logo, numa das mais importantes salas de espetáculos do Alto Minho. No último dia de 1986, a sociedade proprietária “Empreendimentos do Norte, Lda” decidiu encerrar o edifício devido à menor afluência, motivada pela ascensão do vídeo, decrepitude dos equipamentos técnicos e necessidade de maior conforto dos espetadores.
Ao abandono durante anos e em avançado estado de degradação, a Câmara Municipal de Monção, na expetativa de lhe devolver a dignidade de outrora. adquiriu o edifício em 30 de outubro de 1999, procedendo à elaboração do estudo prévio e projeto de adaptação, recuperação e redimensionamento espacial do edifício.
Depois de um profundo processo de requalificação, que envolveu duas fases em períodos temporais distintos, o Cine Teatro João Verde reabriu ao público no dia 25 de abril de 2013, mantendo a traça arquitetónica original do edifício e retomando a atividade cultural em diversas áreas.
Além da projeção de filmes, concertos musicais e apresentação de peças de teatro, este equipamento multicultural, com capacidade para 292 lugares sentados, recebe uma intensa atividade cultural, através da realização de seminários, colóquios, encontros e exposições. Revela-se, também, como um valioso instrumento de capacitação artística e criação de novos públicos.
Para assinalar esta importante data, a autarquia municipal, ao longo do mês de junho, um programa comemorativo multifacetado, envolvendo momentos musicais, performativos e cinematográficos. Inicia-se no dia 11 de junho, pelas 21h30, com concerto da Orquestra Sinfonietta de Braga. A entrada é gratuita, sendo necessário fazer reserva do lugar.
𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼
Sem comentários:
Enviar um comentário