sábado, 8 de junho de 2024

Escola de Pias com 5 e 6 ano^^


Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) aprovou alargamento já no próximo ano letivo.

 

Por indicação da Câmara Municipal de Monção, o Conselho Municipal de Educação propôs à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) a inclusão do 2º CEB na Escola Básica de Pias. A respost foi positiva. Em conferência de imprensa, foi apresentada à comunidade.

 

No ano letivo 2024/2025, funcionará o 5º ano e, no ano seguinte, o 6º ano. O objetivo é que, nos anos posteriores, o alargamento chegue ao 3ª ciclo, dando possibilidade aos alunos de prosseguirem os respetivos estudos naquele estabelecimento de ensino, localizado no Vale do Gadanha.

 

Vindo do Porto, onde assinou um contrato de financiamento para a requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Monção, o presidente da CMM, António Barbosa, mostrava um semblante de enorme satisfação por mais esta conquista para a educação no concelho de Monção. Lembramos que, há dias, foi celebrado contrato para a requalificação da Escola Secundária de Monção.

 

Realçando o excelente trabalho da autarquia na área da educação, no atual mandato com Daniela Fernandes, e no mandato anterior com Natália Rocha, o autarca monçanense referiu que “o alargamento ao 2º CEB retira peso à malha urbana”, garantindo, “estabilidade e previsibilidade às famílias” e “maior atratividade a todo o território do Vale do Gadanha”.

 

“Um dia muito importante para a região e toda a comunidade educativa que responde, positivamente, ao crescimento do número de alunos no Agrupamento de Escolas de Monção. Esta continuidade vai refletir-se na área da educação, mas também na economia local” acentuou António Barbosa.

 

António Barbosa salientou que, no próximo ano letivo, o transporte gratuito entre a sede do concelho e freguesias limítrofes para a Escola Básica de Pias irá continuar. Disse: “Muitos pais a residirem na zona urbana foram sensíveis à possibilidade de matricularem os seus filhos em Pias. O transporte gratuito para todos continuará no próximo ano letivo”.

 

A Escola Básica de Pias foi projetada e construída para receber vários níveis de ensino, tendo funcionado com o 2º e 3º ciclo até 2007, período em que o abrandamento de frequência letiva motivou a sua desativação, à semelhança do acontecido em muitas regiões de Portugal.

 

Nos últimos anos, apenas com o pré-escolar e o 1ºCEB, a Escola Básica de Pias registou uma maior procura. Este ano letivo, foi frequentada por 165 alunos, mais 58 que no ano letivo 2020/2021, um aumento superior a 50 por cento. Referência para o Pré-Escolar que, naquele período, passou de 34 para 61 crianças, quase o dobro.

 M.M.

Sem comentários: