sábado, 7 de novembro de 2020

COVID – 19: SITUAÇÃO CONTINUA A AGRAVAR-SE. UM PROBLEMA DE COMPORTAMENTO COLETIVO

De acordo com o relatório da ULSAM hoje divulgado, o número de casos ativos registados em Monção subiu para 28, mais seis que quarta-feira. Todavia, este concelho continua a ser, no Alto Minho, o 3º com menos casos ativos. Melhor só Ponte da Barca (12) e Melgaço (13).

De uma forma geral, em todos os 10 concelhos alto-minhotos, os casos continuam a aumentar. O relatório refere 889, mais 112 em relação ao anterior, da última quarta-feira. Viana do Castelo (275), a capital de distrito, e Ponte de Lima (218) são os concelhos com maior número de casos.

Da outro lado do rio Minho, na Galiza, a situação não é melhor. Nas últimas 24 horas, registaram-se 666 novos casos e sete mortos. A área sanitária de Vigo lidera; tem já 2 530 casos ativos.  Nela estão integrados os vizinhos concelhos de Tui e Porrino,  dois das seis dezenas de concelhos galegos alvos de medidas especiais de confinamento. Neles, não é possível entrar ou sair, salvo situações como as relacionados com trabalho ou cuidados de saúde.

“Todos os trabalhadores portugueses podem continuar a ir trabalhar para a Galiza, e os trabalhadores galegos podem continuar a vir trabalhar em Portugal. Fundamentalmente, haverá restrições a nível da hotelaria e restauração, na prática desportiva, sobretudo nos concelhos mais confinados. Os mais próximos do distrito de Viana do Castelo são Tui, que faz fronteira com Valença, e Porriño”, afirmou Fernando Nogueira, diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho e presidente da Câmara V. N. Cerveira.

 Em Portugal, também há 121 concelhos em confinamento parcial devido a situações de maior risco de contágio (mais de 240 casos por 100 mil habitantes). Seis deles situam-se no Alto Minho. Monção é um dos restantes quatro que, pelo menos, para já, não está no grupo.

Hoje, Portugal atingiu um novo máximo de casos diários (6 640) e teve o segundo pior dia, quanto ao número de vítimas mortais (56).

Uma situação que nos deve preocupar a todos, bem como de consciencialização de que se trata de um problema do nosso comportamento coletivo. Só se todos fizermos a nossa parte, é que a situação poderá ser ultrapassada.

Sem comentários: