terça-feira, 17 de novembro de 2020

NATAL A BRILHAR EM MONÇÃO

Com o “Natal Mágico 2020”, o Município de Monção fica ainda mais atrativo e sedutor, brilhando de uma forma especial. Além da habitual iluminação própria da época, a programação, feita pela autarquia local em parceria com várias associações locais e o envolvimento dos comerciantes, compreende diversas atividades alusivas à quadra festiva e religiosa.
O objetivo central é comemorar esta data importante no calendário religioso, mas também promover o comércio tradicional, incentivando as compras de Natal nos estabelecimentos locais. O programa tem inicio no dia 20 de novembro, pelas 18h00, com a iniciativa “Vamos Iluminar Monção”, ligação da iluminação natalícia em diferentes locais da vila. Momento abrilhantado por um espetáculo de fogo de artifício e animação musical.
Entre 5 e 8 de dezembro, a Praça Deu-la-Deu Martins recebe o “Mercado de Natal”, organização da POST`ARTE – Associação de Artesãos de Monção. Uma ótima oportunidade para adquirir uma “prenda artesanal” com a certeza que é “sempre especial”.
Destinada às famílias, com pais e filhos em alegre convívio, a iniciativa “Na Tal Coca”, entre 11 de dezembro e 3 de janeiro, na Praça da República, é um labirinto inspirado na lenda da Coca de Monção. A cada passo, é proporcionado um contacto com os aspetos mais interessantes e emblemáticos da história local. Até chegar à cauda, as surpresas serão mais que muitas.
Enquanto a Praça da República se enche de magia, fantasia e conhecimento, a Praça Deu-la-Deu vai transformar-se na Casa do Pai Natal. Entre 18 de dezembro e 3 de janeiro, as crianças, de sorriso aberto, podem sentar-se no trenó do Pai Natal e escrever-lhe uma carta, dizendo-lhe que se portaram bem e que gostariam de receber uma prenda à maneira.
Os adultos, com as memórias de meninice no coração, vão maravilhar-se com as figuras do presépio, o colorido do pinheiro de Natal e a sonoridade saída do Coreto. Ao mesmo tempo, podem desfrutar do cenário deslumbrante das árvores que rodeiam o “Terreiro”, embelezadas com motivos natalícios, criados pelas associações locais.
Quadra festiva vivenciada com acentuada carga religiosa, o programa “Natal Mágico 2020”, engloba, nos dias 23 e 29 de dezembro, pelas 21h00, representações simbólicas de dez quadros vivos, alusivos à época do nascimento de Jesus Cristo. Com a colaboração da comunidade monçanense e das coletividades locais, decorrem no Cine Teatro João Verde, com apresentação de cinco quadros em cada dia.
 
C. M.
Foto José Manuel L . Nogueira

Sem comentários: