quinta-feira, 12 de novembro de 2020

MONÇÃO CONTINUA FORA DOS CONCELHOS COM ELEVADO RISCO DE CONTÁGIO

 Acaba de ser revista a lista dos concelhos de maior risco de contágio por Covid - 19. Passam de 121 para 191 os concelhos abrangidos (sete excluídos e 77 incluídos). No Alto Minho, mantêm-se os seis que já estavam nesse nível, mais Arcos de Valdevez. Monção continua, pois, de fora; é concelho de risco, embora menor que outros. O boletim epidemiológico  de ontem da ULSAM registava, em Monção, 33 casos ativos.

Depois de reavaliada a necessidade (provável) de novo Estado de Emergência (o atual vigora até dia 23),  deverá haver, ainda, medidas mais restritivas para concelhos em situação ainda mais grave, como Paços de Ferreira.

O encerramento de estabelecimentos comerciais e de restauração ocorrerá entre as 13h de sábado e as 8h de domingo e as 13h de domingo e as 8h de segunda-feira.

As exceções para esta regra serão aplicáveis aos estabelecimentos que já praticavam horários de abertura anteriores às 8h00, designadamente consultórios, farmácias, bombas de gasolina, retalho alimentar com porta direta para a rua (até 200 m2). Os hipermercados têm, pois, de fechar às 13h.

O Estado de Emergência devido ao agravamento do surto de SAR-CoV-2 coloca, pois, medidas mais restritivas como o recolher obrigatório entre as 23 horas e as 5 horas. Nos próximos dois fins de semana, a proibição de circulação na via pública acontece a partir das 13 horas, prolongando-se até às 5 horas.

Sem comentários: