terça-feira, 2 de março de 2021

Adega de Monção em destaque a triplicar no Catavinum World Wine & Spirits Competition

O Alvarinho da Adega Cooperativa de Monção foi premiado com três medalhas de ouro na categoria vinhos brancos, no concurso internacional Catavinum World Wine & Spirits.

A Adega de Monção não se destaca apenas a nível nacional. A sua excelência e qualidade vão além-fronteiras e conquistam os críticos internacionais. Desta vez, o maior produtor de Monção e Melgaço trouxe para casa três medalhas de ouro, conquistadas pelos seus vinhos Alvarinho Deu-La-Deu Reserva 2017, Alvarinho Deu-La-Deu Histórico 2017 e Alvarinho Deu-La-Deu 2019.

O Catavinum World Wine &Spirits, organizado no País Basco, em Espanha, tem como principal objetivo informar os consumidores e profissionais sobre a qualidade dos vinhos premiados e promover a cultura vínica.

Esta distinção é o reflexo do trabalho e investimento que a Adega de Monção tem vindo a fazer ao longo dos anos e é um motivo de orgulho para toda a comunidade de Monção e Melgaço.

 Sobre a Adega de Monção:

A Adega de Monção foi fundada a 11 de outubro de 1958, por 25 viticultores. Está situada na sub-região de Monção e Melgaço, onde a casta de Alvarinho é melhor representada, em plena Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Presidida por Armando Fontainhas, a Adega de Monção prima pelo acompanhamento das novas tecnologias e na melhoria das suas instalações. Entre 1986 e 2006 melhorou as condições tecnológicas de receção das uvas e o processo de vinificação, a capacidade de armazenamento, estabilização e engarrafamento dos vinhos; aumentou as instalações; criaram estruturas físicas que permitiram alagar a comercialização nacional e internacional, estando, neste momento, na Europa, em África e na América do Norte e Sul.

Em 2005, criaram o Espaço Histórico e Cultural da Adega de Monção, integrando, assim, na Rota dos Vinhos Verdes, Itinerário do Minho. Em 2009, a Adega foi galardoada pelo IAPMEI com o Estatuto de PME Excelência, que tem vindo a ser renovado todos os anos.

 B.G.

Sem comentários: