quinta-feira, 18 de março de 2021

PONTE COM SALVATERRA VAI ENTRAR EM OBRAS

 A Infraestrutura de Portugal (IP) abriu concurso público para a reabilitação estrutural dos pilares e travessas da ponte internacional de Monção com Salvaterra, no valor de 400 mil euros, revela um anúncio hoje publicado em Diário da República.

No documento, aponta-se o prazo de execução de 180 dias (cerca de seis meses) para a intervenção naquela ponte internacional sobre o rio Minho.

Em resposta escrita a um pedido de esclarecimento enviado pela Lusa a propósito da publicação, fonte da empresa adiantou que “a intervenção é realizada no âmbito do plano regular de conservação de obras de arte da IP e tem como objetivo o tratamento, proteção e melhoria dos níveis de desempenho da ponte, no que à durabilidade dos seus pilares e travessas diz respeito”.

“A obra em apreço é uma ponte internacional, construída entre 1992 e 1994, e está localizada na linha fronteiriça entre Portugal e Espanha, sendo uma ponte de interesse comum para serviço rodoviário e pedonal, estando a sua conservação atribuída a Portugal”, sustenta a nota.

A ponte internacional de Monção “será objeto de uma intervenção de reabilitação, que inclui a limpeza com jatos de água a alta pressão de todas as superfícies expostas dos pilares e travessas, reparação localizada nas zonas com evidência de corrosão das armaduras e selagem de fissuras”.

A empreitada prevê ainda o “revestimento das superfícies expostas com um inibidor de corrosão migratório, a proteção a todo o comprimento do fuste dos pilares, das travessas dos pilares com um sistema de tecidos armados com fibras de carbono e impregnação com uma resina epóxida modificada e a pintura acrílica de todas as superfícies expostas”.

“O preço base da empreitada agora a concurso é de 400 mil euros, com um prazo de execução de seis meses. O concurso público encontra-se agora na fase de receção de propostas”, refere a IP.

al


Sem comentários: