sexta-feira, 12 de março de 2021

PS E PSD JÁ DEFINIRAM CANDIDATOS À CÂMARA

O bancário e empresário Filipe Quintas Ferreira, de 43 anos, vai estrear-se como cabeça-de-lista do PS à Câmara de Monção nas eleições autárquicas deste ano, anunciou fonte do partido.

Segundo Miguel Alves, presidente da Federação Distrital do PS, a escolha do candidato “foi feita pela comissão política concelhia e será ratificada pela comissão política da Federação”. “Conheço bem o Filipe Quintas e sei que não lhe falta carisma nem ideias para poder liderar o município de Monção”, sublinhou Miguel Alves.

Filipe Quintas Ferreira é natural da freguesia de Sá, tendo exercido o cargo de presidente da Junta de Freguesia durante três mandatos autárquicos.

Além de autarca, Filipe Quintas exerceu, durante 10 anos, as funções de presidente do conselho fiscal da associação “CENSO – Centro Social, Cultural e Recreativo de Messegães, Valadares e Sá”, depois de ter sido primeiro vogal desse órgão social durante quatro anos.

Durante seis anos foi ainda presidente do conselho fiscal da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Monção e exerceu o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube de futebol União Desportiva Os Raianos, durante quatro anos.

ATUAL PRESIDENTE RECANDIDATA-SE

António José Fernandes Barbosa (PSD), 45 anos de idade, inspetor de finanças, formado em economia e gestão de empresas, atual presidente da Câmara, eleito nas autárquicas de outubro de 2017, após um mandato na oposição, será o recandidato do PSD, tendo já o seu nome indicado pelas estruturas do partido.

 Lembremos que o PS perdeu aquela Câmara de Monção para o PSD em 2017, após 20 anos no poder.

Nas autárquicas de 2017, o PSD conquistou 47,01% dos votos e quatro mandatos. O PS atingiu 43,00% dos votos e ficou com três mandatos. São as duas únicas forças políticas representadas no executivo camarário.

FERIADO MUNICIPAL

O anúncio, hoje, do nome do candidato PS à autarquia liderada pelo PSD acontece no dia em que se comemoram os 760 anos da atribuição da Carta Foral ao Município.

Devido à pandemia, o Município  está a assinalar a data nas redes sociais com vários conteúdos alusivos ao Feriado Municipal.

Recorde-se que, segundo é público, foi a 12 de março de 1261 que D. Afonso III atribuiu o foral a Monção.  Ao atribuir este Foral, o rei D. Afonso III mandou extinguir a vila de Badim e criou a vila de Monção no local antes conhecido como Couto de Mazedo.

Sem comentários: