segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
CINCO ANOS DE BLOG
domingo, 30 de dezembro de 2012
MONÇANENSE DISTINTO
Ernesto Português, um monçanense oriundo da freguesia de Cambeses e há décadas radicado em Braga, é um prestigiado historiador e investigador que tem levado a sua terra mais longe, nunca a esquecendo nos seus trabalhos e pelos locais, aquém e além fronteiras, por onde passa.
Uma delas é um livro, com mais de 600 páginas, sobre o Instituto Monsenhor Airosa, que já foi convento e acolheu crianças abandonadas. Uma obra que constituiu uma autêntica história, devidamente documentada, sobre aquela que será a maior e mais importante instituição da capital minhota, surgida a 18 de agosto de 1869.
Outra é uma publicação, que inclui um mini-CD-ROM, Escritas da Mobilidade, alusiva à palestra que apresentou no congresso internacional “As Ilhas do Mundo e o Mundo das Ilhas”, realizado no Funchal, em que foi dedicada “especial atenção às migrações”.
EXPLOSÃO EM TROVISCOSO
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
ESCALÕES DE FORMAÇÃO
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
DESPORTIVO EM ÚLTIMO
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
CONCELHO FICA COM 24 FREGUESIAS
quarta-feira, 18 de julho de 2012
FOLK MONÇÃO, O MUNDO A DANÇAR
FUTEBOL: DESPORTIVO REGRESSA À III DIVISÃO
O Desportivo de Monção vai competir, na próxima época, no "Nacional" da 3ª divisão.
quarta-feira, 4 de julho de 2012
FEIRA DO ALVARINHO ESTE FIM DE SEMANA
segunda-feira, 25 de junho de 2012
JOÃO BARROS E ANTÓNIO COSTA GANHAM RALI DE MONÇÃO
quinta-feira, 31 de maio de 2012
FINALMENTE A TAÇA RAINHA
quarta-feira, 30 de maio de 2012
ALVARINHO CONTINUA A CONQUISTAR MERCADOS
sexta-feira, 18 de maio de 2012
MODALIDADES AMADORAS
quarta-feira, 18 de abril de 2012
CAMPEONATOS NA FASE FINAL
quinta-feira, 29 de março de 2012
FICAM APENAS 10 FREGUESIAS!
Apenas 10 das 33 freguesias do concelho se vão manter nos atuais limites territorais., sem qualquer agregação e fusão, se o proposta de lei relativa à reorganização territorial se mantiver nos atuais termos e for literalmente cumprida.
São elas a freguesia-sede de Monção (cerca de 2500 habitantes), Mazedo (1850), Cortes (1500), Troviscoso (1060), Barbeita (1020), Pias ( (1080), Longos Vales (980), Merufe (1100), Riba de Mouro (960) e Tangil (760).
Trata-se de um processo que terá de estar concluído até ao próximo verão e em que se admite que venha a haver alguma flexibilidade.
Entretanto, já este sábado, numa iniciativa da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) decorrerá, em Lisboa, uma manifestação das juntas de Freguesia contra esta proposta de lei.
segunda-feira, 12 de março de 2012
CAMADAS JOVENS NO FUTEBOL
Prometi que, desta vez, iria dar lugar ás camadas jovens do concelho de Monção em futebol.
Comecemos pelos mais pequeninos, benjamins (nascidos em 2001)! O D. Monção na série A deste campeonato, formado por 14 equipas, ocupa o 8º lugar com 23 pontos enquanto que a recente e mais jovem equipa em competição, Os Raianos, estão em penúltimo lugar com apenas 2 pontos. O primeiro classificado é o Vianense, com 45 pontos, e o último, o Torre, com apenas um ponto.
Na série B do mesmo campeonato está a equipa do Moreira, que ocupa a 5º posição, com 25 pontos. O primeiro classificado é a Academia de Ponte de Lima, com 48 pontos, e o último é o Venade, com apenas 3 pontos.
Subimos agora ao escalão de Infantis, isto ainda em futebol de sete, e na série D deste campeonato estão as três equipas o concelho, com o D. Monção em primeiro lugar, somando 42 pontos, e o Moreira e Raianos nas duas ultimas posições, com 7 e 2 pontos, respetivamente.
Vamos agora ao futebol de onze e, no que diz respeito aos Iniciados, na série A, o Moreira está na 2º posição da tabela classificativa com 53 pontos, sendo que o primeiro lugar é ocupado por Vianense A e Valenciano ambos com 55 pontos. O último é o Courense, com apenas 7 pontos. O Desp. de Monão está na série B e ocupa a 3ª posição com 46 pontos, sendo o 1º classificado, nesta série, o Limianos A com 55 pontos.
No escalão de Juvenis, Moreira e Desp. de Monção estão divididos. Na série A o Moreira e na série B o Monção. Aquela ocupa a quinta posição, com 36 pontos, sendo o primeiro classificado o Barroselas com 52 pontos. Já apurado para a fase final está o último, a equipa do Perre, que só somou 9 pontos.
No que diz respeito ao Des. Monção ocupa a 8ª posição, com 20 pontos, sendo a equipa do Lançatalentos o 1º classificado, com 45 pontos, juntamente com o Ancorense. Aqui, nesta série, o último é o Valenciano que tem 13 pontos.
No escalão maior de entre os mais pequenos,ou seja, os juniores terminou a primeira fase a única equipa que representa neste escalão o concelho de Monção, o Moreira, que se classificou para a fase final terminando esta primeira fase em 2º lugar com 30 pontos, tendo sido o primeiro classificado o Valenciano, com 42 pontos. O terceiro que também passa à fase final desta série é o Cerveira, com 28 pontos. Agora irá haver um sorteio entre estas três equipas da série B e os Limianos, Paçô e Vianense da série A.
Parece-me que a prestação das equipas do concelho de Monção, no cômputo geral, está boa, apesar de, num ou noutro escalão, a coisa não ter corrido como se desejaria... mas estamos a falar de formação e o que importa aqui é formar para mais tarde serem uns bons competidores e, acima de tudo, uns HOMENS....
É tudo por agora! Na próxima voltamos aos séniores a nível distrital e nacional.
FRANCISCO FERREIRA
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
LUZIO É A FREGUESIA MAIS ENVELHECIDA
Luzio é a freguesia com maior índice de envelhecimento do país, na ordem dos 6.200.
Índice de envelhecimento é a relação existente entre o número de idosos e a população jovem. É habitualmente expresso em número de residentes com 65 ou mais anos por 100 residentes com menos de 15 anos.
Situado já num extremo do concelho de Monção, nos limites com o de Arcos de Valdevez, Luzio tem apenas 120 habitantes nos seus 6, 18 km2 de área, 50 homens e 70 mulheres, de acordo com os Censos 2011.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
MONÇÃO PREPARA-SE PARA RALI À LAMPREIA

Dia 26 de fevereiro, domingo, na Praça Deu-la-Deu Martins, centro histórico da localidade. Participação de 20 restaurantes do concelho e meia centena de automobilistas na prova de perícia automóvel que, como é habitual, será presenciada por milhares de pessoas do Norte de Portugal e da Galiza.
O município de Monção distingue no dia 26 de Fevereiro, domingo, a Lampreia do Rio Minho - um dos pratos mais característicos da gastronomia local juntamente com o Cordeiro à Moda de Monção - com a realização do XXXV Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel na Praça Deu-la-Deu Martins, centro histórico da localidade.
Nesse fim de semana, 20 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa automobilística promovida pela autarquia local, Sport Clube do Porto e Desportivo de Monção, apresentando nos respetivos cardápios diversas formas de confecionar aquele conhecido ciclóstomo (arroz, bordalesa…..).
Com a presença de meia centena de participantes, as provas de perícia automóvel realizam-se às 11h00 e 16h00. Na hora do almoço, os restaurantes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da lampreia do Rio Minho.
Este repasto tradicional, confecionado com recurso a segredos culinários passados de geração em geração, será complementado pela saborosa doçaria tradicional da região (barriguinhas de freira, roscas, papudos ….) e acompanhado pelos produtos vínicos da Sub-Região de Monção e Melgaço que, entre outros, oferece o afamado Alvarinho, vinho que fica bem em qualquer mesa do mundo.
À semelhança de anos anteriores, este acontecimento promete encher as ruas do centro histórico da localidade e fazer as delícias dos participantes que têm a possibilidade de articular a aventura da perícia automóvel com o prazer de degustar uma saborosa lampreia do rio Minho.
O Rali à Lampreia é um dos pontos altos da promoção daquele produto gastronómico no âmbito da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, organizada pela ADRIMINHO, Turismo do Porto e Norte de Portugal e os municípios do Vale do Minho para a animar a restauração nos meses de fevereiro e março.
Com esta iniciativa, pretende-se a divulgação de um dos principais atrativos culinários da região que, em conjunto com a realização de atividades culturais, festivas, lúdicas e desportivas, transforma, nestes dois meses, o território constituído pelos seis municípios num espaço apelativo e convidativo para os visitantes.
C.M.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Marca de Monção distinguida em Paris
A GlammFire foi distinguida em Paris pelo seu importante papel na promoção do mobiliário e artigos de decoração portugueses no mercado internacional.
A GlammFire é especializada na produção de lareiras decorativas a bioetanol que dirige ao mercado global, mostrando a qualidade do design português. Recentemente participou na Semana da Moda de Paris, onde se associou à casa parisiense On Aura Tout Vu, figurando ao lado de grandes marcas da moda internacional como a Versace, Christian Dior, Chanel e outras.
Numa cerimónia realizada no dia 23 de janeiro, na Embaixada de Portugal em Paris, a marca recebeu o Prémio Mobis, iniciativa da revista Mobiliário em Notícia que distingue há mais de uma década as melhores marcas e empresas do país ligadas ao mobiliário, decoração e conforto da casa.
Na cerimónia, presidida pelo embaixador Francisco Seixas da Costa, o Prémio Mobis distinguiu compradores estrangeiros em sinal de reconhecimento por preferirem o produto português e marcas portuguesas que atravessam fronteiras para comercializarem os seus produtos no mercado global.
“As marcas portuguesas são cada vez mais numerosas a investir na internacionalização e têm feito um excelente trabalho”, defende Emídio Brandão, diretor-geral do Prémio Mobis. O responsável acrescenta que “esta é uma forte razão para justificar mais apoios às marcas que promovem o nome de Portugal no estrangeiro, onde assumem muitas vezes o papel de verdadeiros embaixadores, independentemente de se confrontarem com um contexto difícil”.
Portugal está a marcar posição a nível internacional com a qualidade e o design do seu mobiliário e artigos de decoração. Destaque para o mobiliário português, que exporta o equivalente a mais de 900 milhões de euros e é dos poucos setores da economia com saldo comercial positivo.
M.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
FUTSAL E BASQUETEBOL
Como tinha prometido hoje vou começar a falar-vos de FUTSAL!
Esta modalidade tem em Monção uma equipa que, apesar ser de formação, pois é de juniores ,leva o nome de Estrela de Monção a muito lado.
Temos é que tambem dizer que, na verdade, talvez por ser a primeira vez que está em competição oficial, não tem obtido bons resultados, pois, com sete jogos efetuados, tem apenas uma vitória e seis derrotas o que soma um total de 3 pontos, ocupando a ultima posição na tabela classificativa. Esperam-se melhores dias para esta equipa que é a única na modalidade de futsal que representa o concelho de Monção.
No que diz respeito a outra modalidade onde participam equipas de Monção, neste caso o BASQUETEBOL, esta está representada oficialmente pela equipa do Monção B.C., em vários escalões.
Comecemos por dizer que, no escalão de cadetes femininos, na fase regular, a equipa monçanense não conseguiu apurar-se para a fase final, terminou com sete pontos em 3º lugar, apurando-se a equipa da E.D.Viana e o B.C. Limiense, ambos com 11 pontos.
Os cadetes masculinos fizeram uma boa prestação, mas, mesmo assim, também não seguiram para a fase final, ficando em 4º lugar.
Em Iniciados, ficou o Monção B.C. em 3º, com 4 pontos, e, em minis, o lugar que ocupou no final da fase regular foi o último com sete pontos.
No escalão maior de entre os mais pequenos, ou seja, os juniores foi o que conseguiu passar a fase final em disputa com a equipa do C.B. Viana, mas a sorte não lhe sorriu acabando por vencer a equipa de Viana do Castelo.
Ainda em basquetebol, mas na competição chamada Taça do Minho, o Monção B.C. está representada no escalão de Iniciados Masculinos e, no único jogo disputado até ao momento, acabou por perder frente à equipa André Soares, mas isso não dá ainda para ver quem vai ganhar essa taça.
Na próxima crónica, vou falar-vos sobre futebol de formação.
FRANCISCO FERREIRA
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
CRISE ANALISADA NAS JORNADAS TEOTONIANAS
O arciprestado de Monção, na diocese de Viana, associa-se às comemorações jubilares dos 850 anos da morte de São Teotónio com uma nova edição das Jornadas Tetonianas, este ano dedicadas à problemática da crise. A iniciativa vai decorrer no salão paroquial 17 e 19 de fevereiro. Na abertura destas jornadas culturais, o bispo auxiliar de Braga, D. Manuel Linda, vai abordar o tema ‘A crise financeira, crise de valores’. Estas jornadas, com mais de duas décadas, nasceram pela mão do então reitor do Seminário Diocesano e atual bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, para homenagear São Teotónio (1082-1162), natural de Valença. O palco do salão paroquial da vila de Monção recebe, no dia 18, às 21h30, festa litúrgica de São Teotónio, o grupo amador de teatro ‘Verde-Vejo’, da freguesia de Verdoejo, do concelho de Valença, para uma representação da vida do primeiro santo português. A 23ª edição das Jornadas Teotonianas encerra-se com a intervenção de José Carlos Miranda, professor catedrático, que abordará ‘A memória de S. Teotónio e o futuro de valores’. Os promotores sublinham que a iniciativa quer ser um contributo para tornar presente a memória de “tão ilustre figura da cultura do seu tempo” e, ao mesmo tempo, deixar o desafio do “retorno de valores” como um meio de superar a atual crise. PG/OC |