segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

HABITAT CRIATIVO/INCUBADORA DE EMPRESAS VAI NASCER NO ANTIGO ARMAZÉM DA CP

Futura estrutura tem como objetivo apoiar os jovens empreendedores no processo de desenvolvimento e consolidação das suas atividades profissionais, visando dinamizar e diversificar a economia local.

O antigo armazém da CP aponta para o futuro, ganhando nova vida como habitat criativo/incubadora de empresas. Os trabalhos de reconversão, a cargo da empresa “Baltor Steel – Metalomecânica, Lda”, no valor de 210.463,60 €, imposto incluído, iniciaram-se a semana passada.

 O novo espaço, localizado numa das principais entradas do centro histórico da vila, tem como objetivo apoiar os jovens empreendedores no processo de desenvolvimento e consolidação das suas atividades profissionais, visando dinamizar e diversificar a economia local, ampliar e modernizar o tecido empresarial e criar postos de trabalho estáveis e qualificados.

 Além de disponibilizar espaços físicos com condições efetivas para o pleno desenvolvimento da atividade, o denominado “Monção – Habitat Criativo – Incubadora” pretende facilitar aos “residentes” o acesso a um conjunto de parceiros, investidores e empresários, proporcionando-lhes, desta forma, uma inserção mais rápida no contexto laboral.

 Ambiente favorável à aprendizagem e empreendedorismo

 No sentido de potenciar o espirito empreendedor e promover a dinâmica empresarial, a filosofia deste espaço aglutinador passará pela criação de um modelo de trabalho partilhado (recursos, experiências, ideias, serviços e competências técnicas) que, por sua vez, conduzirá a um ambiente favorável à aprendizagem e ao empreendedorismo.

 O novo equipamento, que será objeto de uma profunda intervenção de reabilitação estrutural e espacial, compreende dois pisos, ligados por escada e plataforma elevatória para utilização por pessoas de mobilidade reduzida. Estão previstos lugares de trabalho em openspace, gabinetes individuais, sala de reuniões/formação, e espaço de convívio.

 O “Monção – Habitat Criativo – Incubadora” já dispõe do respetivo regulamento, o qual estabelece as condições de funcionalidade e acesso ao equipamento. O documento, objeto de um período de consulta pública, foi aprovado em reunião do Executivo Municipal e, posteriormente, em sessão da Assembleia Municipal.

 António Barbosa: “Uma ajuda importante para quem inicia a sua atividade profissional”

 Para António Barbosa, “este espaço permitirá que os jovens empreendedores possam iniciar a sua atividade profissional a custos reduzidos e num ambiente favorável à criatividade e partilha de projetos e ideias”, assumindo-se como “uma ajuda importante para quem dá os primeiros passos no mundo laboral”.

 Ao mesmo tempo, adianta o autarca monçanense, assegura a fixação de talentos na nossa terra, contribui para a criação de postos de trabalho qualificados, potencia a atratividade empresarial do nosso concelho, e diversifica a economia local com o aparecimento de negócios inovadores.

C.M.


Sem comentários: