quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

“A VACINAÇÃO REFORÇA A ESPERANÇA E A CONFIANÇA NO FUTURO”

𝗔 𝘃𝗮𝗰𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗺𝗼𝗻𝗰̧𝗮𝗻𝗲𝗻𝘀𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗰̧𝗼𝘂 𝗵𝗼𝗷𝗲. 𝗖𝘂𝗺𝗽𝗿𝗶𝗻𝗱𝗼-𝘀𝗲 𝗼 𝗣𝗹𝗮𝗻𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗩𝗮𝗰𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼, 𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗲𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝘂 𝗰𝗼𝗺 𝗻𝗼𝗿𝗺𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲, 𝘁𝗲𝗻𝗱𝗼 𝘀𝗶𝗱𝗼 𝗶𝗻𝗼𝗰𝘂𝗹𝗮𝗱𝗮𝘀 𝟯𝟯𝟬 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀.

Conforme o avançado em 1ª mão pelo Monção Repórter, ao Centro de Vacinação, no Pavilhão Desportivo de Monção, começou a funcionar esta quinta-feira, pelas 9h30. Pontual, Manuel Loureiro, 95 anos, feitos no passado sábado, natural de Moreira, foi o primeiro a entrar. Com mobilidade reduzida, vinha acompanhado da sua filha.
Medida a temperatura e com as mãos higienizadas, confirmou, na receção, a data e hora marcada pelo Centro de Saúde de Monção, passando, posteriormente, pela sala de triagem e pela Box 1, onde recebeu a primeira vacina contra o COVID 19.
Depois, descansou meia hora na sala de recobro. À saída, denotava um semblante de satisfação: “É uma coisa boa. Estou bem e aliviado” disse, mostrando-se "surpreendido" e "agradado" por ter sido "a primeira pessoa a ser vacinada".
Estava dado o ponto de partida para um processo que, ao longo do dia, permitiu a vacinação de 330 idosos do nosso concelho. O presidente da Câmara Municipal, António Barbosa, visitou o centro no período da tarde. De manhã, esteve o vereador da Ação Social, João Oliveira.
O primeiro dia de vacinação decorreu com total normalidade, evidenciando-se a competência dos profissionais de saúde, da equipa de bombeiros presente e dos funcionários da autarquia, bem como o sentido de responsabilidade e a postura cívica dos utentes.
Maria José Guimarães, 86 anos, a enfermeira mais antiga de Monção, foi uma das pessoas inoculadas neste dia. Conhecida por muitos monçanenses e profissionais de saúde, que reconhecem na “Menina Zézinha” uma referência da enfermagem no nosso concelho, fez questão de registar este “momento importante para vencermos o vírus”.
O processo de vacinação continua amanhã, sexta-feira, a partir das 9h30, com a vacinação de pessoas com idades entre 50 e 65 anos, portadoras de doenças relacionadas com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal crónica e doença pulmonar crónica.
A marcação dos utentes é efetuada, telefonicamente, pelo Centro de Saúde de Monção, o qual comunica ao utente o dia e a hora em que deve dirigir-se ao Centro de Vacinação. O acesso apenas é permitido aos utentes com marcação definida, podendo, em caso de mobilidade reduzida, ser acompanhados por um familiar.

PALAVRAS DO PRESIDENTE DE CÂMARA

“A vacinação reforça a esperança e a confiança no futuro. Este dia é importante para ultrapassarmos um obstáculo muito difícil que causa mágoa às famílias, condiciona os nossos comportamentos e fragiliza a economia local. 

 

Há muitos fatores externos à nossa vontade, contudo, tudo faremos para que o processo de vacinação na nossa terra decorra com eficiência e celeridade. O primeiro dia foi exemplar.

 

O centro está preparado para oferecer conforto e segurança aos utentes. Quero reconhecer e agradecer, publicamente, o extraordinário trabalho feito pelos profissionais de saúde, bombeiros e funcionários da autarquia”


C.M.



Sem comentários: