sábado, 13 de fevereiro de 2021

MONÇÃO É POSTO DE FRONTEIRA COM ABERTURA PARCIAL QUE TEM MAIS MOVIMENTO

Entre os postos de fronteira terrestre que, no âmbito das medidas de contenção da pandemia, têm, desde 31 de janeiro, abertura parcial, o de Monção/Salvaterra é o que registou maior movimento até esta quinta-feira, dia 11.

Assim, de acordo com uma nota do Ministério da Administração Interna, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) controlaram, entre 31de janeiro e 11 de fevereiro, 5.015 pessoas nas fronteira monçanense. Segue-se Mourão (Alentejo) com 1 383.

Já quanto às que têm abertura permanente, a de Valença – Tui (ponte nova) confirma-se como a de maior movimento com 52.792, seguida de Vilar Formoso (18.223).

Entretanto, a partir da próxima segunda-feira, dia 15, passam a existir mais dois pontos de passagem abertos em horário parcial, em Melgaço (Peso) e Montalegre. Deste modo, funcionam em Portugal um total de  nove postos fronteiriços em horário parcial e sete continuam durante as 24 horas do dia.

Foram ainda feitos ligeiros ajustes nos horários de funcionamento, designadamente, em Monção, onde o posto de passagem funcionará nos dias úteis, das 06h00 às 09h00 e das 17h00 às 20h00.

No entanto, os autarcas alto-minhotos continuam insatisfeitos. Note-se que, com a Galiza, a partir do Alto Minho, existem, pelo menos, oito travessias – Caminha-A Guarda; V. N. Cerveira- Goián (Tomiño); Valença-Tui (ponte nova e a centenária ponte Eiffel); Monção-Salvaterra; Peso (Melgaço)-Arbo; São Gregório (Melgaço) - Ponte Barxas (Padrenda); e Ponte da Barca - Lobios (Madalena). Deste modo, destas, só três estão abertas e duas delas a tempo parcial. Também fechada a ligação de Castro Laboreiro (Melgaço) a Entrimo.

Segundo foi tornado público, a totalidade destes pontos de passagem nesta região, que corresponde a cerca de 70kms dos 900kms da totalidade da fronteira, representa perto de 50% das transações e movimentos por via terrestre entre Portugal e Espanha, e, ao mesmo tempo, com a Europa.

A circulação entre Portugal e Espanha está, neste momento, limitada ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

Sem comentários: