terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

LAMPREIA DO RIO MINHO – UM PRATO DE EXCELÊNCIA EM TAKEWAY

𝗖𝗼𝗺 𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝟰𝟳 𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝘂𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗩𝗮𝗹𝗲 𝗱𝗼 𝗠𝗶𝗻𝗵𝗼, 𝟭𝟭 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼, 𝗮 𝟭𝟮ª 𝗲𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗳𝘂𝗻𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮 𝗲𝗺 𝗿𝗲𝗴𝗶𝗺𝗲 𝘁𝗮𝗸𝗲𝗮𝘄𝗮𝘆, 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗳𝗶𝗻𝘀 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮, 𝗮𝘁𝗲́ 𝟭𝟱 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹.

A ADRIMINHO, a Confraria da Lampreia do Rio Minho, e os seis municípios do Vale do Minho (Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha), promovem a 12ª edição da “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, decorrendo até 15 de abril, aos fins de semana.
Devido ao surto pandémico que vivemos, os restaurantes participantes nesta iniciativa intermunicipal vão funcionar em regime de takeaway, cumprindo todas as normativas e recomendações da Direção Geral de Saúde, bem como as medidas restritivas constantes no estado de emergência.
Participam 47 restaurantes dos seis concelhos, contando-se, entre estes, 11 restaurantes do concelho de Monção. Primando pela qualidade, requinte e tradição, convidam os habitantes da região do Vale do Minho e os amantes da boa gastronomia a manterem esta tradição, levando para casa os diferentes pratos de lampreia para degustação em contexto familiar.
A “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” constitui um importante contributo para a promoção deste prato típico da região, assumindo-se, neste período adverso, como a manifestação de um ato de solidariedade a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, estão envolvidas na preservação e valorização deste recurso singular do nosso território.
A organização desta iniciativa, cuja programação tem reforçado a componente cultural, histórica e turística dos municípios envolvidos, revela, na presente edição, uma carga de enorme simbolismo retratada na firmeza e resiliência de quem se recusa a desistir: pescadores, vendedores, restaurantes, unidades de alojamento, empresas de animação e outros profissionais ligados ao setor.

C.M.

Sem comentários: