sábado, 24 de outubro de 2020

BOMBEIROS DE MONÇÃO JÁ TÊM NOVOS TIMONEIROS DIRETIVOS

Tomaram posse, esta tarde, os novos corpos sociais dos bombeiros voluntários de Monção. Uma cerimónia que decorreu no quartel (parque das viaturas) da corporação com a presença de cerca de 60 pessoas. Entre elas, o presidente da Câmara, vereadores, presidentes de Junta de Freguesia, da Federação de Bombeiros do distrito e de diversas corporações alto-minhotas de bombeiros, comandante dos bombeiros do Beato, membros cessantes dos corpos sociais da corporação monçanense, atual Comando e corpo de bombeiros, além do comandante dos bombeiros do Beato e outras autoridades locais.

INCENTIVOS E FORMAÇÃO DOS COLABORADORES

“Por forma a aumentar os níveis de satisfação, motivação e produtividade, serão criados incentivos financeiros e não financeiros para os nossos colaboradores, sejam eles bombeiros assalariados, voluntários ou civis, bem como haverá uma forte aposta na formação, dos mesmos, para que possam sempre prestar um serviço de excelência”.

O anúncio foi efetuado pelo novo presidente da Direção da corporação, Gonçalo Nuno Oliveira, logo após a tomada de posse. Este prometeu, na oportunidade, “monitorizar e avaliar os níveis de qualidade dos serviços prestados, bem como, o grau de satisfação junto dos fornecedores, clientes, colaboradores, instituições e comunidade em geral.”

Gonçalo Nuno, que quer “recuperar a confiança junto dos fornecedores” e “equilibrar  a situação económico-financeira da associação”, estabelecendo, como  “prioridade, a reavaliação dos serviços que prestamos, reorganização dos procedimentos internos, renegociação de contratos, abertura de concursos públicos para a prestação de serviços, bem como, um plano rigoroso para a gestão da nossa frota, equipamentos e instalações.”

Ao comandante e segundo comandante, que tinham colocado o lugar à disposição, renovou-lhes a confiança, reconduzindo-os nas suas funções.

Por outro lado, reconheceu o “apoio inexcedível e incondicional que sempre tiveram para com esta associação” dos representantes autárquicos municipais. “Sabemos que as vossas portas estão sempre abertas para nos receber”, observou.

 BEM MAIS VALIOSO

Apelou, ainda, à participação  dos associados e qualificou as bombeiras e bombeiros, assim como colaboradores civis, como o “bem mais valioso que possuímos: Mulheres e Homens que servem esta causa, sem regatear esforços ou pedir algo em troca”.

O novo presidente da instituição terminou dirigindo-se aos presentes, interpretando a sua presença como “ um voto de confiança” que  “vem dar-nos o alento que precisamos para prosseguir este projeto”.
A concluir, garantiu que “nesta casa, só existem duas formas de estar, ou a salvar ou a apoiar quem salva.”

BOMBEIROS SÃO HERÓIS

Antes, o presidente da  Assembleia Geral, José Manuel Lima Nogueira, lembrou os “bombeiros desta associação” com uns heróis que “deixam muitas vezes a sua família e amigos, indo em socorro da população”. 

A verdade é que a sirene quando toca, toca para todos. Mas estes sentem-na com mais intensidade como um SOM de chamamento. Para as famílias daqueles que por cá passaram e dos que estão, esse SOM, nunca mais lhes será indiferente”, enfatizou.

Quanto aos novos corpos sociais, diz esperar “semelhante entrega, empenho e devoção”, designadamente “no engrandecimento Desta instituição, na busca de novas fórmulas e métodos de server,
 na melhoria das condições de trabalho dos operacionais, na dignificação do voluntariado e na sua regulamentação, no rigor de procedimento, na entreajuda com as instituições congéneres, no apoio às populações, na procura constante de mecanismos de apoio à sustentabilidade financeira da instituição”

Nesse sentido, mostrou-se convicto de que a nova direção, presidida por Gonçalo Nuno Oliveira, nos dá “segurança quanto ao seu futuro”, pois é “uma equipa formada por pessoas com provas dadas a vários níveis, no setor privado e no público”.

NOVO PRESIDENTE SUBIU OS DEGRAUS

Lembrou que GONÇALO NUNO OLIVEIRA ”passou e subiu quase todos os degraus do CORPO DE BOMBEIROS, e desempenhou vários CARGOS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS ATÉ CHEGAR, HOJE, A PRESIDENTE DA DIREÇÃO”. Por via disso, “CONHECE, como poucos, todos os setores e os cantos da casa. É alguém que conhece e trata todos e cada um dos operacionais e colaboradores pelos seus próprios nomes. Que sabe e identifica os pontos fortes e fracos e como intervir para melhorar a qualidade dos serviços à comunidade e acrescentar mais valia aos nossos Bombeiros”.

Lembrou, a propósito, que é “tempo de aproximar os nossos associados, atrair os jovens e os munícipes do nosso concelho a esta NOBRE CAUSA HUMANITÁRIA!”.

Considerou, também, que é “tempo de assumir uma forte preocupação na manutenção da nossa capacidade técnica, apostando na FORMAÇÃO DOS NOSSOS BOMBEIROS”.

Saudou, ainda, o apoio do presidente da Câmara Municipal,  “que, em nenhum momento esteve, nem está, em causa, até porque, estamos certos, nunca faltará”, 

A terminar, lembrou ainda os fundadores, em 19 de março de 1900, da instituição, ABÍLIO DANTAS SOUSA ARAGÃO E DEOCLECIANO RODRIGUES TORRES “que, NUM VERDADEIRO HINO DE AMOR AO PRÓXIMO, que ainda hoje está inscrito nas nossas almas SENTIRAM A CHAMADA DA SIRENE NOS SEUS CORAÇÕES e concretizaram, de forma generosa, essa ambição.”

O comandante e o presidente da Câmara também usaram da palavra, sublinhando a importância da corporação ao serviço da comunidade.

MANDATO VÁLIDO ATÉ 2023

A eleição dos novos órgãos sociais para o triénio 2021 – 2023 decorreu ontem, com uma única lista a sufrágio. Dos 66 votantes, 60 votaram nela. Registaram-se quatro votos nulos e dois em branco.

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: José Manuel Lima Nogueira, Vice: Custódio Teixeira; Secretário: Isaías Novo; Suplentes: Susana Alves e Andreia Simões.

DIREÇÃO

Presidente: Gonçalo Oliveira; Vices: Ivo Fernandes e Amâncio Alves; Tesoureiro: Paulo Oliveira; Secretário: Sónia Veloso; Secretário Adj: João Luís Barreiro; Vogais: Manuel Carlos Gonçalves, Nelson Pacheco e M. Armando Alves; Suplentes: Miguel Cerqueira, José Carlos Sousa e Paulo Gonçalves.

CONSELHO FISCAL

Presidente: Ana Brito; Secretário: Osvaldo Machado; Relator: Hélder Francisco; Suplentes: Márcio Alves e Catarina Lourenço.



Presidentes da Direção e da Assembleia Geral

Presidente da Câmara








Sem comentários: